quarta-feira, janeiro 30, 2008

ESCRITO NO DOMINGO, 27/01/2008

Hoje estou menos inspirada, com fome e com mau humor por causa da fome. Mas quis escrever antes de comer. Entao ai estah, sobre meu curso...

Caminho agora para o final do curso. Estou ainda meio sem entender como eles conseguem condensar tanta coisa em tao pouco tempo, e ao mesmo tempo colher tantos resultados. Estou boba com o quanto aprendi nessas semanas, e com o quanto passei a refletir mais sobre a minha pratica. Nas ultimas semanas demos aulas para Japoneses, Coreanos, Franceses, Italianos, Espanhois e Peuanos, Turcos, Arabes, Alemaes e Arzerbajanos, e quem mais aparecesse na sala de aula. Nao tinha nenhum Brasileiro, porque a massa auriverde se aglomera em outras escolas que nao sejam a absurdamente mais cara International House. Mas tem valido cada centavo. Eles realmente fazem jus a fama de melhores preparadores do CELTA (Certificate of English Language Teaching to Adults) autorizados pela Universidade de Cambrigde em Londres. Meus Reais ficaram felizes e satisfeitos por terem-se transformado em matricula e curso. :o)

Meus colegas sao muito interessantes, cada qual do seu jeito. Nos somos dez professores em treinamento. Sete sao ingleses, sendo que uma mora na India e leciona Ingles em um mosteiro budista. Dos tres nao ingleses, tem uma menina que eh coreana, mas cresceu na Alemanha e foi alfabetizada e educada em Ingles, num colegio americano. Tem uns 23 anos e fez mestrado em Londres, em Linguistica Aplicada. A outra nao inglesa eh uma suica que cresceu na Italia e fez faculdade na Inglaterra. Um doce de menina. E tem eu, uma Brasileira que cresceu no Brasil, foi educada no Brasil em Portugues do Brasil.
Mas, o que poderia ser motivo para me deixar pra baixo, para fazer com que me sentisse menor, acaba tendo suas vantagens. Eu e a italiana/suica aprendemos Ingles como nossa segunda Lingua, e por isso temos mais nocao das dificuldades envolvidas no processo de aprendizagem, e por isto fica mais facil prepararmos as aulas e explicar aos alunos aquilo que um dia ja nos causou problemas, quando comecamos a aprender.
Ou seja, eu SEMPRE terei a desvantagem de nao ser falante nativa, mas sempre terei a vantagem de ter passado pelo mesmo processo que meus alunos. O que eu tenho a fazer eh me conformar com a desvantagem e aproveitar a vantagem.

O curso tem me tomado todo o tempo e mais algum. Mas decidi mesmo que iria me dedicar bastante durante estas semanas, para aproveitar Londres depois que o curso terminar. Nao me arrependo da decisao.

Meus professores/treinadores sao espetaculares. Um se chama Duncan, e' engracadissimo sem fazer forca para ser, tem uma expressao corporal de fazer inveja na maioria dos professores de Linguas, tem uma letra linda e faz com que nos sintamos seguros. Tem uma filhinha nenem e nos finais de semana fica de pai coruja e sai para passear com a familia. Um gentleman.
Jonathan eh otimo tambem. Presenca calma, fala baixo e tem a voz linda. O sorriso dele eh a coisa mais acalentadora e ao mesmo tempo estonteante que ja vi. Se fica sem graca, fica vermelho na hora, o que eh divertidissimo. Nao sei se eh casado ou se eh solteiro. So sei que nos finais de semana pratica remo, e sei tambem que fala Portugues fluente, porque morou no Brasil um ano e em Portugal dez anos. Nunca conversamos em Portugues, porque na escola eh proibido. Eu, curiosissima, ainda vou pega-lo na reta, na saida da escola, pra conversarmos em Portugues, isto eh, se ele conseguir entender meu sotaque mineiro que engole as palavras no meio.

Amanha vou levar copias de um CD de musica Brasileira que gravei para eles. Elis, Maria Rita, Marisa Monte, Tom Jobim, Chico, Caetano, Milton Nascimento, Jorge Ben, e tals.
Espero que eles gostem, ou que pelo menos escutem.

Hoje nao falei da cidade. Mas ela continua muito linda, obrigada.

E, ao contrario do me disseram, aqui NAO e' o tumulo mundial da culinaria. Tenho comido muito bem, para minha felicidade.