sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Escrito dia 22/02/08

SEM TOMAR CAFÉ COM A RAINHA

Foi assim, ó.
Terça-feira eu estava péssima. Não consegui sair de casa, fiquei andando de um lado para o outro. A marvada da TPM. Chorei, orei, andei em círculos. Uma mulher desempregada, comendo em libras, almoçando meu antigo carrinho, e de TPM. O medo finalmente bateu com força. Terça-feira eu era uma mulher desempregada e ansiosa.
Quarta-feira eu tinha três empregos. Eu tinha enviado meu curriculo para 3 escolas da rede International House (IH), que a minha escola em Londres: Hanoi, Dubai, Santiago. Tinha recebido resposta das 3, estava negociando com eles, mas a coisa tava totalmente empacada, enquanto outras redes de escolas e agencias de emprego insistiam em me barrar por causa da minha nacionalidade. Mas a IH, para minha felicidade, tem uma visão bem atualizada do que seja o ensino da Lingua Inglesa. Eles acreditam que o Ingles nao tem donos, é uma Língua Franca. E, assim sendo, eles também acham incongruente a idéia de que nativos da Língua estejam mais aptos a ensiná-la. Para eles, importa mais a formação, os treinamentos e os anos de experiencia em sala de aula.
De ansiosa, passei a desorientada. Não sabia para onde correr, qual dos 3 escolher.
Minha passagem de volta para o Brasil estava marcada para odia 21 de fevereiro, desde o dia em que comprei. Recebi as 3 prospostas no dia 20, sendo que Dubai ainda ficou de ligar na manha do dia 21 para confirmar valores.
Se resolvesse aceitar Dubai ou Hanoi, ficaria em Londres e perderia a passagem de volta para o Brasil, porque já não daria tempo para remarcar. Se resolvesse aceitar a proposta do Chile, teria pouquíssimas horas para arrumar malas e pegar um táxi para o aeroporto.
Acordei hoje sobrevoando terras brasileiras. Já estou pisando chão mineiro, e começo a trabalhar dia 10 de março, no Chile.
Hanoi era uma ideia linda, mexeu comigo, mas achei meio punk ir pra lá sem conhecer ninguem. Como diria meu amigo Aniel Dutra, uma coisa assim "bicho-grilo magical mystery tour". Dubai ofereceu um salario bem melhor, mas eu gastaria quase mil dolares só em aluguel de um quarto para mim. Teria que comprar um carro logo de cara, ou pegar taxi, já que transporte coletivo lá inexiste. No final, eu estaria ganhando quase que o mesmo tanto do Chile. Procurei saber do custo de vida e tal.
O legal é que a maioria das aulas sao dadas em empresas, o que será uma ótima experiencia. Se eu nao conseguir juntar tanto dinheiro quanto gostaria, não tem problema. Vou voltar falando Espanhol fluentemente, e ainda estarei pertinho da minha terra.
Pausa para o café.