terça-feira, abril 05, 2005

Diz que Deus diz que dá

- Moço, me arruma um trocado pra comprar um pão?
- Que isto?! Você não sabe que Jesus é o pão da vida?!
- Tá, mas você não está entendendo... Meu estômago está roncando é agora...
- Você tem fé? Tenha fé que você pode arrumar um emprego.
- Tá certo, mas onde está meu pão?
- Ora, seu pão é Jesus!! – e, na certeza de que fez sua parte ao “falar” de Jesus, despede o homem com fome.
Alguém deve estar pensando: “Eu teria dado o pão”. Ora, eu também! E, é claro, embora tivesse suprido uma necessidade imediata, não teria resolvido a raiz do problema. Dia desses resolvi contar quantas pessoas me pediriam um trocado. Caso houvesse dado um real a cada um que me pediu, teria chegado ao fim do dia vinte reais mais pobre, e os pedintes estariam mais dependentes da mendicância. Não teria resolvido o problema de ninguém, a não ser do meu próprio ego, afinal, que moça caridosa! Mas vinte reais podem, sim, fazer diferença para uma instituição que preste assistência social e que se proponha a abandonar o modelo assistencialista tradicional em busca de maneiras de modificar a realidade dos carentes, proporcionando possibilidades de mudança a partir da raiz do problema, por meio de cursos, projetos e atividades diversas.
Mas, que dizer de um moço evangélico – no sentido mais mercadológico e menos bíblico que o termo possa suscitar – que subiu no púpito, pegou o microfone e anunciou que iria contar como foi que Deus lhe deu um Citroën novinho? “Que marmota é essa?!” – pensei. Meu amigo, que pela primeira vez participava de uma reunião “evangélica”, descrentou de vez. Durante aquela semana, enquanto eu tropeçava em mendigos no meio da calçada, imaginava onde estaria o Citroën deles. Indo pra casa, pensei em pegar carona na traseira de um ônibus, só para ter a experiência que os meninos de rua têm, já que a idéia de ganhar um Citroën parecia que ia demorar um pouco mais para mim e também para eles, os meninos de rua. Talvez eu pudesse ganhar um Rolex de Deus pra contar as horas e esperar pelo Citroën. E, já que Ele ia me dar mesmo, quem sabe eu não poderia escolher um Audi – que eu prefiro – com IPVA e seguro pagos, e já equipado com umas moedinhas dentro para dar aos flanelinhas?
O que estou dizendo não é que devemos deixar de agradecer a Deus por tudo o que temos. Mas devemos entender que a ação divina se dá de maneira natural, na ordem do dia. Se o moço quer agradecer a Deus pelo Citroën, que seja em outros termos. Agradeça pela saúde, pela força e disposição para trabalhar, pela oportunidade de ter podido estudar e de agora ter um emprego bacana. Mas dizer que Deus deu um Citroën pode gerar ciúmes, e pode fazer com que muita gente descreia simplesmente porque não é legal ter um Deus que faz acepção de pessoas!
Por que, em vez de pregar que Deus distribui Citroëns ou Mercedez ou Jeeps, não se prega que Ele poderia ter sido Rei de todas as nações, mas escolheu aceitar a duríssima tarefa de ser humilhado em uma cruz? Quando Paulo disse: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”, não estava falando que podia comprar um Citroën para Deus pagar. O que ele dizia é que já tinha sido rico e já tinha sido pobre; já tinha sido honrado e já tinha sido humilhado; já tinha participado de banquetes e já tinha passado fome; já tinha dormido confortavelmente e também em chão frio; já tinha sofrido naufrágios, já tinha sido picado por cobra; já tinha sido preso. E havia conseguido passar por tudo isso porque podia todas as coisas Naquele que o fortalecia.
Acredito que bênçãos e milagres estejam ligados ao propósito. O mar se abriu no Êxodo? Imagino que sim! Mas não foi para que Moisés passasse com sua família para dar um passeio... Foi para que uma nação inteira fosse liberta! Jesus acalmou a tempestade? Creio que sim! Mas foi para que pudesse chegar ao outro lado do Mar da Galiléia e libertar um homem que estava possesso. Ele multiplicou os peixes? Foi para alimentar uma multidão faminta! Partindo deste ponto de vista, se Deus me der uma Kombi, significa que Ele quer que eu, no mínimo, transporte aqueles colegas de faculdade que às vezes deixam de ir à aula simplesmente porque não têm dinheiro pra pagar o ônibus – e conheço muitos nesta situação. No Citroën só cabem quatro, além de mim.